Secretaria de Justiça realiza capacitação de técnicos e gestores do Programa Bolsa Família

bolsa família

Em continuidade ao evento que celebra os 15 anos do Programa Bolsa Família, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizou, na manhã desta quinta-feira (5), no Gran Hotel Stela Mares, em Salvador, seis oficinas e capacitações de técnicos e secretários da Assistência Social na Bahia.

O objetivo da ação é habilitar os gestores para a melhor execução do Programa, que beneficia oito milhões de pessoas, nos 417 municípios do estado. Transferindo mais de R$ 328 milhões de reais para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Durante toda a manhã, foram tratados temas como: Acompanhamento das Condicionalidades da Saúde e da Educação; Integração entre Serviços e Benefícios e o Acompanhamento Familiar na Assistência Social; Programa Bolsa Família e a Interface com Povos e Comunidades Tradicionais; e a Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família.

“A nossa intenção é garantir que o benefício chegue, cada vez mais, às pessoas em vulnerabilidade social. Estamos capacitando mais de 1.200 pessoas, entre técnicos e gestores, para acompanhar essas famílias, fiscalizando e orientando a respeito das condicionalidades que o programa exige, como questões relacionadas à educação e saúde”, explicou Leisa Sousa, superintendente de Assistência Social.

A superintendente disse ainda que “também queremos fortalecer o acompanhamento do Programa nos CRAS e estimular que as instâncias de controle social também funcionem como fiscalizadores do Bolsa Família nos municípios”, destacando que a Bahia é o estado que mais atende famílias no programa e que ele fortalece a economia local, promove reparação social e acesso de milhões de pessoas ao direito à renda. “Tirando assim, milhares de pessoas da extrema pobreza. É uma conquista fruto de muito trabalho”, considerou ela.

O evento segue até o final do dia. Pela tarde, estão previstos a realização de dois grandes painéis: 15 anos do Programa de Aquisição de Alimentos na Bahia e o Papel da Caixa Econômica Federal na Execução do Programa Bolsa Família.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO