Prefeituras têm até dia 28 para se inscrever em premiação da Agricultura Familiar

Representantes da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim se reuniram, nesta terça-feira (18), com dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para debater ações voltadas para a agricultura familiar do município e realizar a inscrição no Prêmio “Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar 2020”. As prefeituras municipais da Bahia têm até o dia 28 de fevereiro para se inscrever, com o preenchimento do formulário específico que poderá ser baixado no site da SDR.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, explicou que essa é uma iniciativa que irá reconhecer o esforço das prefeituras, que, juntas com o Governo do Estado, por meio da SDR, vêm promovendo o fortalecimento da agricultura familiar e desenvolvimento rural dos municípios, com geração de renda e melhoria da qualidade de vida dessa população. “Vamos premiar as 10 prefeituras de municípios baianos que mais se empenharam nos últimos três anos, de 2017 a 2019, no desenvolvimento de atividades, ações, projetos e programas locais de fortalecimento da agricultura familiar. Ganha a Prefeitura e, principalmente, o município e sua população”, destacou.

Carlos Brasileiro, prefeito de Senhor do Bonfim, salientou que a Prefeitura de Senhor do Bonfim está se inscrevendo no prêmio por entender a importância e o significado dessa ação para o homem e para mulher do campo, que também tem o seu valor para quem mora na sede do município: “O incentivo desse projeto de fortalecimento da agricultura familiar, que teve início em 2003, foi impulsionada e hoje é o que produz cerca de 70% dos alimentos desse país. Concorrer a esse prêmio para nós é motivo de muito orgulho. O nosso governo municipal tinha uma Secretaria de Agricultura e colocamos duas secretarias, uma voltada para a Agropecuária e outra especifica para Agricultura Familiar, e temos colhido muitos resultados, não só pelo incentivo do Governo do Estado, por meio da SDR, mas também com o próprio investimento no município”, salientou.

O prefeito observou ainda que os resultados já aparecem em Senhor do Bonfim e que, por isso, reforça que os demais prefeitos se inscrevam para a concorrer a esse prêmio: “É realmente uma força extraordinária quando você dá oportunidades, ferramentas próprias e incentivo financeiro aos agricultores familiares. A cidade se desenvolve, a renda melhora e as famílias vivem melhor”.

A SDR premiará o primeiro lugar com uma retroescavadeira, o segundo com um trator com implementos agrícolas e carreta com pipa de quatro mil litros e o terceiro com um trator com implementos. Entre os prêmios dos demais colocados estão veículo utilitário e de passageiros, motocicleta, notebook, impressora, datashow, aparelho GPS e tablet.

As inscrições devem ser entregues juntamente com os documentos comprovatórios indicados do Barema de Pontuação, também disponível nos sites, dentro de um ou mais envelopes fechados, até o dia 28 de fevereiro de 2020, às 18h, no Protocolo da SDR, situado à Avenida 2, nº 250, Centro Administrativo da Bahia (CAB) – Cep: 41745-001, Salvador – Bahia, ou em um dos 27 escritórios do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), com endereços disponíveis no site SDR.

Dentre os itens avaliados estão a estrutura funcional da Secretaria Municipal de Agricultura ou secretaria equivalente que preste serviços aos agricultores familiares, existência e funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), produção e/ou distribuição aos agricultores de mudas frutíferas e/ou de palma forrageira, implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e existência de Feira Municipal de Agricultura Familiar destacada da feira tradicional.

O resultado final da premiação será divulgado às 11h do dia 10 de abril de 2020, em local a ser anunciado previamente pela SDR. Também será divulgado nos sites institucionais da Secretaria.
Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO