Peso morto. Plano de moeda única não teve aval da área econômica

Apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), o plano de implementar uma moeda única para Brasil e Argentina não está em estudo e não faz parte de nenhuma análise técnica na área econômica no governo.

Em encontro com empresários na quinta (6), em Buenos Aires, Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, discutiram a ideia. O tema já teria sido debatido com o ministro da Economia de Mauricio Macri, Nicolás Dujovne.

Internamente, no Ministério da Economia, as afirmações sobre a criação da moeda única foram recebidas com cautela e aplicação de uma dose de realidade. Auxiliares de Guedes afirmam que não existe nenhuma análise sobre o tema em andamento na pasta.

Após as afirmações do presidente, o BC (Banco Central) se posicionou rapidamente. Por meio de nota, informou que não tem projetos ou estudos sobre eventual união monetária com a Argentina.

Levantar o debate sobre o tema neste momento não seria despropositado, avalia um membro da equipe econômica. O discurso pode fazer parte da estratégia política de Bolsonaro de mostrar que defende uma estabilização econômica da Argentina e, com isso, fortalecer politicamente o liberal Mauricio Macri, que deve tentar reeleição em outubro deste ano.

Nesta sexta (7), Bolsonaro afirmou que foi dado o primeiro passo para “o sonho” de unificar real e peso.

“Houve um primeiro passo para o sonho de uma moeda única. Como aconteceu com o euro lá atrás, pode acontecer o peso real aqui”, disse o presidente em Buenos Aires.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO