Estudantes do Ensino Médio recebem novos livros didáticos

Estudantes do Ensino Médio recebem novos livros didáticos

Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino estão recebendo novos livros didáticos para o ano letivo 2018. O processo faz parte do novo ciclo trienal de atendimento, seguindo o Programa Nacional do Livro Didático, que disponibiliza material atualizado a cada três anos para os alunos. Assim, os livros que serão usados no Ano Letivo de 2018 servirão até o ano letivo de 2020. Nesta etapa, os estudantes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental continuam a utilizar os livros disponíveis nas escolas, arrecadados por meio da devolução promovida no fim do ano letivo de 2017.

No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, a entrega dos livros aconteceu, nesta quarta-feira (28), para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio matutino. “Para termos uma boa organização na entrega, nós já realizamos nas férias a separação dos livros em kits para facilitar o trabalho e verificar também se há necessidade de solicitar mais livros ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação [FNDE]. Os estudantes assinam uma lista de todo material que eles estão recebendo e, ao final do ano, na mesma lista, sinalizam os livros que estão devolvendo”, afirma a vice-diretora da unidade, Lizenilda Andrade.

Descarte de livros 
A coordenadora de Livros Didáticos da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, explicou que “os livros antigos do Ensino Médio, que encerram o ciclo trienal de atendimento, em 2017, devem ser descartados, podendo ser entregues aos próprios alunos ou distribuídos para cooperativas de reciclagem credenciadas pelo Governo do Estado, de acordo com a Portaria nº 359 de 20 de janeiro de 2011, da Secretaria da Educação do Estado”. Há um tramite com quatro formulários que a diretora da unidade deve utilizar e que estão disponíveis no Portal da Educação. Em caso de dúvida, basta entrar com a coordenação por meio dos telefones 71 3115-1493 ou 1457.
Alessandra acrescenta que os diretores devem ter atenção sobre o recebimento dos novos livros didáticos mantendo uma pessoa responsável pelo procedimento nas escolas, até no fim de semana. “Para garantir que os livros escolhidos pelos professores para o uso no ano letivo de 2018 foram entregues corretamente pelos Correios, é fundamental que sejam conferidos os pacotes, que são acompanhados com o nome e endereço da escola, além de rótulo com especificações do conteúdo. Em caso de discordância, o gestor deverá entrar em contato com o FNDE pelo e-mail livrodidatico@fnde.gov.br”, orienta.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO