Dias 15 e 16 Serrinha recebe carreta hemóvel na Praça Luiz Nogueira

Doar sangue é um ato de solidariedade, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Com o objetivo de melhorar os níveis de banco de sangue da Bahia, o hemóvel está em Serrinha nos dias 15 e 16 de agosto com o projeto vidas por vidas.
“Estamos funcionando até às 16 horas na quinta-feira e de 08h às 15 h na sexta-feira. Convide seu amigo, seu vizinho e venha! O seu sangue pode ajudar a salvar vidas, então é primordial que você esteja conosco aqui.”, disse Franklin Miranda, coordenador do projeto vidas por vidas.
O hemóvel tem capacidade para coletar 120 bolsas de sangue em jornada de oito horas, além de fazer o cadastro para a doação de medula óssea. Uma amostra do DNA do doador vai para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e, em caso de compatibilidade com algum paciente, o transplante é realizado.
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
Para fazer a doação é necessário:
– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Pesar mais de 50 Kg;
– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Recomendações para o dia da doação:
– Nunca vá doar sangue em jejum
– Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação
– Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
– Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
– Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação
– As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam paraquedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.

 

Do Portal CS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO