Brasil | Política: “vai jogar o peso no povo” Lula critica redução do ICMS para custear subsídio dos combustíveis

O ex-presidente Lula (PT), em entrevista nesta quarta-feira (8) à Rádio Itatiaia do Vale Do Aço, Minas Gerais, voltou a afirmar que vai “abrasileirar” o preço dos combustíveis se voltar à Presidência da República e criticou a proposta do governo Jair Bolsonaro (PL) de reduzir a incidência do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para oferecer um subsídio e, assim, reduzir o impacto da inflação sobre os combustíveis: “vai jogar o peso no povo”

O petista explicou que o ICMS é o que permite aos estados e municípios arrecadarem recursos que são gastos com o fornecimento de saúde, educação e infraestrutura para a população. Reduzir o imposto é, na prática, tirar dinheiro dos próprios brasileiros, segundo Lula.

“O aumento da gasolina ao preço internacional foi uma canetada do Pedro Parente, presidente da Petrobrás. O presidente [Jair Bolsonaro] se tivesse coragem, se não fosse um fanfarrão, já teria feito isso [abrasileirado o preço]. Ao mexer no ICMS os municípios vão perder dinheiro, e os municípios perdendo dinheiro a educação vai perder dinheiro, a saúde vai perder dinheiro. Quando você reduz o ICMS você reduz o dinheiro para os municípios. Então, para beneficiar as pessoas que têm carro, que não são a maioria, o presidente vai jogar o peso em toda a sociedade brasileira”, afirmou o ex-presidente.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO