Brasil: Lula declara sobre a volta da fome no país “Em 4 anos destruíram tudo o que fizemos”

Em pronunciamento na manhã desta sexta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a volta da fome no país e denunciou o desmonte das políticas de segurança alimentar pelo governo Bolsonaro.

Lula afirmou que, neste dia, o Brasil não tem motivos para festejar. Isso porque, diante da crise socioeconômica que assola o país, parcela mais vulnerável da população sofre diante da alta dos preços de alimentos de primeira necessidade como arroz, feijão e leite.

“Tudo indica que os preços continuarão subindo nos próximos meses. É a face mais cruel do terrível fantasma da fome rondando, de novo, os lares de milhões de brasileiros. O agro pode ser pop, como dizem os caríssimos anúncios na televisão, mas não resolve o problema da fome”, declarou o ex-presidente em transmissão feita em seu canal oficial do Youtube.

Lula citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em setembro, que mostraram que a insegurança alimentar grave atinge 10,3 milhões de brasileiro, incluindo crianças.

Ele relembrou que, há seis anos, após o desenvolvimento de políticas públicas de combate à fome e transferência de renda como o Bolsa Família, o Brasil conquistou a erradicação da mazela social no país.

Em 2010, o Programa Mundial de Alimentos da ONU, que recentemente ganhou o Nobel da Paz, entregou ao Brasil o prêmio de “Campeão Mundial na Luta contra a Fome”, como um reconhecimento pelo papel que o país desempenhava.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO