Brasil: Jerônimo determina que PGE acione justiça contra vereador do RS

Após ser acionada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que nesta terça-feira (28) emitiu repúdio à declaração xenofóbica e racista do vereador Sandro Fantinel (Patriota-RS) sobre baianos resgatados em trabalho análogo à escravidão, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) irá entrar com representação contra o gaúcho, do município de Caxias do Sul, junto aos ministérios públicos federal e estadual.

Durante uma sessão na Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS), nesta terça-feira (28), Fantinel disse que era previsível esse tipo de problema “com baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor”. Na ocasião, o edil também minimizou a exploração dos trabalhadores por parte dos empresários e questionou, em tom de deboche, se as empresas terão que colocá-los em “hotel cinco estrelas”.

Um total 207 pessoas foram resgatadas, no último dia 22 de fevereiro, de um alojamento da cidade vizinha de Bento Gonçalves, onde eram submetidas a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva para as vinícolas.

Nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou que era “desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana”.

Após a repercussão negativa do caso, Fantinel minimizou a sua declaração xenofóbica. Em entrevista ao jornal O Globo, o patriota disse que “fez uma fala que foi um pouquinho infeliz” e que não tem “nada contra o povo baiano, mas citou (os baianos) porque eles estavam envolvidos no processo”.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/serrinhanoticias/www/cms/wp-includes/functions.php on line 3786

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/serrinhanoticias/www/cms/wp-includes/functions.php on line 3786