Feira de Santana – Com a presença do ex-ministro Miguel Rossetto, audiência pública realizada pelos deputados Robinson Almeida e Zé Neto, gera fortes críticas à reforma da previdência

O deputado federal Zé Neto (PT-BA) e o deputado estadual Robinson Almeida (PT) trouxeram, na tarde desta segunda-feira (15) o ex-ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto, para debater na Associação Comercial e Empresarial de Feira (ACEFS), com a população da cidade e da região, sobre a Reforma da Previdência, na Audiência Pública: Debater a Previdência contra a Reforma. Compuseram a mesa do debate além dos deputados e do ex-ministro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Zé Grande; Gabriel Cavalcante e Cristine Emily, da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA); Conceição Borges, da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA); Marco Aurélio, do Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz); e Antônio Cedraz, do Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana (Secofs). Além desses, estiveram presentes representantes de movimentos sindicais, de movimentos sociais, de Associações, lideranças políticas, diretores de órgãos estaduais da cidade, a executiva e diretório do PT, em Feira, e a população em geral.

O debate sobre a Reforma da Previdência é por demais valioso e traz a luz que nesse momento a população precisa para ter clareza do que a Reforma representa. De acordo com o deputado Zé Neto, “essa Reforma coloca grande parte da economia proposta para que os pobres paguem o preço, e mexe pouco, ou quase nada, com os privilégios, já que se propõe que, de cerca de R$ 1,1 trilhão, mais de R$ 850 bilhões, ou seja, em torno de 85% desse valor, seja economizado do Regime Geral, atacando e atingindo, diretamente, os mais pobres”.
Há muitas opções para reformular a economia do Estado. Contudo, como ficou demonstrado hoje, pelo ex-ministro Miguel Rossetto, com muito conteúdo e didática, a proposta da Reforma representa a destruição dessa importante política de distribuição de renda e destruição do seu caráter solidário, colocando em risco toda a atenção social do país.

ara Robinson Almeida, “essa reforma nefasta não combate privilégios, quer acabar com a proteção social e o direito à aposentadoria do povo brasileiro, conquistados a dura penas. Somos contrárois a esta proposta e seguimos na luta”. Além disso, como afirma Zé Neto, “a cada 10 municípios do nosso país, sete têm mais dinheiro de Previdência do que o dinheiro que chega para mantê-los através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). As cidades e Estados brasileiros passam por dificuldades financeiras, com crise fiscal e também da Previdência. Mas estas não serão resolvidas, colocando a conta apenas em cima da Previdência e com a maior parte dos valores economizados na conta dos pobres”.
Portanto, foi uma tarde muito importante para debater, discutir, esclarecer, ouvir a população e trazer à luz o que representa essa proposta de Reforma da Previdência. “Nós somos contrários a esta proposta e faremos e participaremos de outros eventos para debater ainda mais sobre o tema. Eu só tenho que agradecer, e muito, a presença do companheiro Rossetto que abrilhantou essa tarde em nosso município, bem como a parceria com o Mandato do deputado Robinson e a presença de todos e todas”, finalizou Zé Neto.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO