ACBEU oferece bolsas para professores da rede estadual

Professores de Inglês com atuação de até cinco anos em escolas da rede estadual poderão ter acesso ao curso Access for Teachers, oferecido pela Associação Cultural Brasil Estados Unidos (Acbeu). Com duração de um ano e carga horária de 200 horas, o programa visa dar a professores em início de carreira uma oportunidade de desenvolverem ainda mais as suas habilidades linguísticas para o aperfeiçoamento docentes. As inscrições estão abertas, gratuitamente, até esta segunda-feira (25), no site da Acbeu .
Serão pré-selecionados 80 candidatos (incluindo professores da rede municipal) com base na avaliação dos documentos apresentados e, no final, serão selecionados 36 professores cursistas. Para se inscrever e participar da seleção, o profissional precisa preencher os pré-requisitos, entre os quais ter entre 18 e 30 anos; possuir nível de proficiência mínimo em Inglês A1 (Basic – CEFR), testado pela Acbeu; e ter disponibilidade para o cumprimento de, no mínimo, 80% de frequência ao curso.
Os documentos que deverão ser anexados (em formato PDF) para a inscrição são os seguintes: Formulário de inscrição disponibilizado no site da Acbeu, devidamente preenchido pelo candidato; cópia do contracheque, comprovando a situação funcional como professor de Inglês em atividade; no caso de professor concursado, deverá entregar declaração em papel timbrado e/ou com carimbo; cópia do RG; e cópia da conta de luz mais recente do endereço de residência. Na segunda fase, os candidatos farão teste de proficiência e entrevista.
O coordenador de Relações Institucionais da Secretaria da Educação do Estado, Cláudio Silva, destaca que o curso será oferecido pela Acbeu sem qualquer custo para a Secretaria, visando o aprimoramento dos métodos de ensino e da proficiência na língua dos docentes da rede. “É uma oportunidade oferecida pela Embaixada Americana, que está bancando a Acbeu na realização do curso para professores da rede pública. E, agora, com o Inglês definido pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como o idioma estrangeiro obrigatório a partir do Ensino Fundamental II, tendo retirado o Espanhol da grade curricular, é muito importante que nossos professores estejam cada vez mais bem preparados para que os nossos alunos tenham um melhor aprendizado e, assim, poder melhor enfrentar o mundo cada vez mais globalizado e com a Língua Inglesa dominando o mundo do trabalho”, relatou o gestor, lembrando que, em 2018, 30 professores das redes públicas participaram do mesmo curso, sendo que 18 eram das escolas estaduais.
Sobre o curso 
Além das aulas presenciais regulares de inglês, o programa contará com sessões intensivas e atividades extracurriculares, envolvendo aulas on-line, imersões, excursões e palestras em datas previamente definidas. Haverá, também, a aplicação de um teste de proficiência internacional no início e no final do curso. As aulas presenciais acontecerão aos sábados pela manhã na unidade Acbeu Pituba e demais atividades serão organizadas em datas previamente definidas. O programa terá início nos dias 15 e 16 de março com uma atividade de imersão das 8h às 17h30. A primeira aula será no dia 23 de março, às 8h. O término do curso está previsto para o dia 7 de dezembro.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Galeria de Fotos

RÁDIO